Jovens alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio da rede pública estadual já podem fazer a pré-inscrição do Programa Prospera, do Governo do Estado.

Esta iniciativa procura apoiar os projetos de vida dos alunos assíduos, através de incentivo financeiro depositado em uma poupança. O recurso pode ser investido, por exemplo, na faculdade, em uma microempresa ou no negócio dos pais dos estudantes.

 

Entenda como funciona:

Ao longo do programa os alunos terão a oportunidade de participar de uma série de capacitação e atividades práticas.

Alunos poderão investir em projetos profissionais com base na sua história de vida de forma:

– Apoiada, acompanhada por um tutor que orientará no desenvolvimento das capacidades profissionais, competências técnicas e habilidades sócio emocionais, por meio da elaboração de um projeto de vida;

– Estimulada, por meio da transferência de recursos financeiros para poupança, a cada aprovação entre anos letivos, ao longo do período do programa, visando à posterior utilização dos recursos para realizar o projeto de vida;

– Formadora, com a oferta de capacitação técnica, educação financeira, empreendedorismo, tecnologia e vouchers para cursos alinhados às projeções ao futuro;

– Interativa, por meio do uso da tecnologia para engajamento e adesão ao programa, incentivando o protagonismo jovem.

 

Proteção social

O Programa Prospera também contará com ações de proteção social para atrair os jovens que estão fora da escola, de modo a proporcionar a garantia de direitos e acesso às oportunidades no Vale do Ribeira.

Ao concluir o ensino Médio, o aluno que atender a todos os requisitos será contemplado com uma poupança de até R$5.000,00, dependendo do ano letivo que entrar no programa.

 

Os interessados em participar da iniciativa podem obter informações para a pré-inscrição pela internet, através do site http://bit.ly/ProsperaPariquera.

Também é possível se inscrever indo até o CRAS, no Prédio da Assistência Social de Pariquera-Açu (CECOPA).

As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro e para faê-la é necessário ter o Cadastro Único e o RA escolar.

 Para participar é necessário estar matriculado entre o 9º ano do ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio e ter renda média familiar de até 1/2 salário mínimo por pessoa.

 

A Prefeitura de Pariquera-Açu, através do Departamento de Assistência Social comunica que estão abertas as inscrições para as oficinas do CRAS.

Os interessados em participar precisam se inscrever de 3 a 14 de fevereiro. As oficinas são voltadas a criança a partir de 8 anos, adolescentes, adultos e idosos, com o Cadastro Único.

São 13 atividades no total: Ginastica, vôlei, canto/coral, tricô , crochê e patch aplique, acessórios femininos, macramê, pintura, manicure, cabeleireiro, violão, artes e informática.

As inscrições podem ser feitas no CRAS, que fica no prédio da Assistência Social (CECOPA).

Neste primeiro semestre 11 alunas receberam o certificado de manicure através da oficina do CRAS. A maioria delas já está atuando no mercado de trabalho, com autonomia em busca de independência financeira e complemento de renda.

Este é o papel da Assistência Social/CRAS: Cuidar das pessoas e dar a oportunidade de melhorar suas vidas.

Na semana passada, 27 crianças do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) atendidas pelo CRAS participaram de um passeio cheio de diversão e aprendizado. A convite da ONG Instituto Feliz Cidade, visitaram a Fábrica e Fazendinha Laticínios Kinatural.

Além da visita à fazendinha, as crianças puderam passear em um trator adaptado, fizeram a trilha dos índios e participaram de uma degustação de iogurtes.

O passeio foi a oportunidade de aprenderem sobre os processos envolvidos na produção, além de terem um contato com a natureza e animais.

O principal objetivo do passeio foi promover o acesso ao aprendizado e a inclusão social. 

 

Nesta semana o CRAS seguiu as suas atividades com uma temática diferente. Todas tiveram a Páscoa como plano de fundo.

Os grupos de assessórios femininos, crochê e pintura confeccionaram os enfeites e lembrancinhas, que foram distribuídas para o grupo da melhor idade e para as crianças.

Os demais grupos não ficaram de fora e, durante suas atividades, participaram de sorteios destes brindes.

A oficina de artes de sexta-feira colocou a mão na massa e confeccionou as próprias lembrancinhas de Páscoa.

Datas como esta são trabalhadas para a aproximação entre todos: Usuários, monitores e funcionários.

"A Páscoa é uma data que nos remete a união e família. O CRAS é a casa da família. Precisamos manter vivo esse sentimento e, para muitos, uma pequena lembrança faz uma grande diferença", destacou Valéria Cardoso, Coordenadora do CRAS.

 

Para ver todas as fotos acesse o Facebook da Prefeitura de Pariquera-Açu, clicando aqui

 

Página 1 de 4

Últimas Publicações

© 2018 Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu. Todos Direitos Reservados.