SAÚDE REALIZA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

Compartilhe

A partir de segunda-feira (14), os novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti serão realizadas em Pariquera-Açu. O mutirão de limpeza passará por 16 bairros em 7 dias, recolhendo materiais que possam acumular água, como pneus, potes, latas, tanques, lonas, entre outros.

Para colaborar, os munícipes deverão separar o material a ser coletado e deixar na frente da sua casa no dia anterior à coleta.?

Esta é uma ação conjunta entre Departamento de Saúde através da (Vigilância Sanitária e Epidemiológica) e Divisão de Meio Ambiente.

Sobre a Dengue:
Transmissão: A transmissão acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que pode ingerir o vírus ao picar uma pessoa infectada. Depois do período de incubação, esse vírus pode ser transmitido para outras pessoas que forem picadas pelo mesmo inseto.
O vírus da dengue não é transmissível de uma pessoa para outra, a não ser em casos de “transmissão vertical”.

Sintomas: A dengue pode variar desde uma doença assintomática, até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.
Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, náuseas e vômitos.

No período de diminuição da febre, a maioria dos casos evoluem para a recuperação e cura. Porém, algumas situações podem evoluir para as formas mais graves da doença, podendo levar a óbito.

Tratamento: Primeiro é preciso procurar a orientação médica que pode recomendar um acompanhamento ambulatorial nos casos mais simples, até encaminhar o paciente para internação em UTI nas ocorrências mais graves.
Nos casos menos graves, quando não há sinais de alarme, a recomendação é fazer repouso e ingerir bastante líquido, como água, sucos, soro caseiro ou água de coco.

Prevenção: Não existem vacinas, então o único jeito de prevenir a doença é o combate ao mosquito da dengue.

Fonte:
Pular para o conteúdo