PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO DO PROGRAMA “INTERNET PARA TODOS”

Na manhã de hoje, o Prefeito José Carlos esteve no escritório do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em São Paulo, para assinar o convênio do programa que visa tornar a conexão com a internet mais acessível, até mesmo em regiões onde hoje a mesma não chega.

Acompanhado pelo Vice-Prefeito Wagner Costa, Samuel Cláudio (assessor do Ministério) e por Nevoral Bucheroni (Chefe do MCTIC, na Regional de São Paulo), o prefeito conversou sobre as demandas do município na área de tecnologia.

A previsão do para inicio da instalação das antenas de internet é para meados de junho, se o cronograma do Ministério se mantiver.

COMO FUNCIONA O INTERNET PARA TODOS?

A conexão com a internet é realizada por meio de um satélite brasileiro, colocado em órbita em 2017. Inicialmente, o serviço foi disponibilizado para as áreas de educação (instalação em escolas) e saúde (instalação em postos, hospitais e outros prédios).

Com a disponibilidade de expansão, o MCTIC optou por disponibilizar a internet para fins comerciais. Dessa forma, residências que não eram atendidas por provedores de internet, passariam a ser, em um contrato direto entre proprietário e empresa contratada pelo Ministério.  Segundo Samuel Claudio, o  valor da internet deve ficar de 40 a 60% mais baixo do que o oferecido pelas prestadoras atualmente.

EM QUE LOCAIS SÃO INSTALADAS AS ANTENAS?

A prefeitura indica para o Ministério da Tecnologia os pontos onde hoje não há alcance de internet com qualidade. A partir daí, o ministério envia a solicitação para a empresa contratada, que faz a instalação das antenas. A manutenção das antenas também fica sob responsabilidade da empresa contratada pelo Ministério da Tecnologia.

Clique aqui para conferir todas as imagens.