PARIQUERA PARTICIPA DO SELO DE QUALIDADE PARA O TURISMO

Ontem a Diretora de Cultura e Turismo de Pariquera-Açu, Flávia Nascimento, participou de uma reunião online, tratando do Selo de Qualidade para o Turismo.
Carlos Alberto Domingues (Beto), presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) também esteve presente, representando o município.

O Selo de Qualidade para o Turismo tem o objetivo de reconhecer e dar mérito aos empreendimentos do setor turístico do Vale do Ribeira, o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) é o emissor do selo que conta com apoio técnico do Sebrae-SP. Podem pleitear o selo empreendimentos de meios de hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagens e turismo, empresas de transporte, lojas de souvenir e todas as atividades comerciais periféricas ligadas direta ou indiretamente a atividade turística das três Regiões Turísticas do Vale do Ribeira: Caminhos da Mata Atlântica, Cavernas da Mata Atlântica e Lagamar. Empresas interessadas em participar do projeto podem fazer a pré-inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/vale-do-ribeira—selo-de-qualidade-para-o-turismo-2021__1282949.

O projeto consiste em uma trilha de capacitação com conteúdo sobre inovação, finanças, marketing digital, análise de perfil e experiência de compra do cliente, além de acompanhamento e consultorias oferecidas pelo Sebrae-SP para atestar que as empresas “seladas” apresentam padrões de qualidade para atender os turistas e clientes. Além dos requisitos de gestão, as empresas também serão qualificadas e avaliadas em vertentes como coleta seletiva de lixo, presença digital, acessibilidade a portadores de necessidades especiais, engajamento para a participação no turismo e se possuem elementos que valorizem a cultura regional, como pratos típicos, decoração, artesanato, entre outros.

Em 2020, a região Caminhos da Mata Atlântica teve 28 empresas “seladas” nas cidades de Registro, Miracatu, Itariri, Juquiá e Sete Barras. A partir de 2021 empresários de todas as cidades do Vale do Ribeira podem se inscrever.

“O Selo de Qualidade no Turismo é uma forma de incentivar o empreendedor a oferecer serviços de mais qualidade e também para o consumidor local e turistas reconhecerem os estabelecimentos recomendados”, destaca o consultor do Sebrae-SP, Ricardo Oliveira.
Para Newton Sióia, superintendente do CODIVAR “O Selo de Qualidade para o Turismo objetiva estimular a capacitação e o aperfeiçoamento da gestão do negócio e da qualidade dos serviços prestados aos Turistas e moradores locais, adotando boas práticas em elementos para melhorar a competitividade e eficácia do negócio, adquirindo reconhecimento, gerando mais lucro e fomentando o comércio Regional destinado ao Setor Turístico”.”