LANÇAMENTO DE PROGRAMA REÚNE DEZENAS DE PRODUTORES

Aconteceu ontem (29) a reunião da Cadeia Produtiva de Plantas Ornamentais, voltada a produtores, trabalhadores rurais e técnicos da área.
O evento marcou o lançamento do Programa vocacional de Plantas Ornamentais do SEBRAE, que visa visa oferecer aos produtores, gestão profissional da sua propriedade, para que os mesmos sejam competitivos no mercado.

De acordo com o levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuárias do Estado de São Paulo – LUPA, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o município de Pariquera-Açu se destaca-se como o maior produtor de Floricultura de Vaso ou torreões em plantas ornamentais do Estado de São Paulo. Esta é uma cultura característica de nossa área rural em pequenas propriedades.

“Foi o primeiro passo na busca para tornar oficial o título de capital das plantas ornamentais, que pode alavancar os negócios no segmento, gerando ainda mais emprego e renda, além de ser benéfico para o turismo”, destacou o prefeito Wagner Costa.

Pariquera-Açu desenvolve trabalhos de destaque na produção de plantas ornamentais desde os anos 90. Segundo o levantamento, são 184 propriedades, somando mais de 550,00 ha de área produtiva. Estes números representam 66,67% para o segmento, alavancando geração de emprego e renda pelo agronegócio.

O Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Plantas Ornamentais da Prefeitura de Pariquera-Açu através do Departamento de Agricultura vem em parceria com SEBRAE, SENAI e SENAR. Este programa oferecerá cursos e capacitações com os produtores rurais e pessoas interessadas em investimentos, além de trabalhadores e prestadores de serviço de limpeza de terrenos, floriculturas e empresas para oferta de serviços da área de jardinagem e paisagismo.

Serão realizadas também, capacitações em propriedades rurais, pousadas com potencial turísticos e de perfil em plantas ornamentais, para oferta roteiros turísticos e recebimento de visitação. Assim, no decorrer deste processo, Será criado um aspecto paisagístico em nossa cidade, conferindo uma melhor qualidade de vida e inserido Pariquera-Açu no cenário de municípios de interesse em visitação e produção de plantas ornamentais.

O evento contou com a presença do prefeito Wagner Costa, de representantes do Sebrae e de instituições financeiras ligadas ao cooperativismo, além das dezenas de produtores que serão diretamente beneficiados com as ações.