PARTICIPE DA CAMPANHA “DE OLHO NO ÓLEO”

Óleos comestíveis são caracterizados como “resíduos especiais”, pois possuem grande potencial de contaminação. Por isso a Prefeitura de Pariquera-Açu, desde 2014, apoia as iniciativas de coleta e reciclagem desses óleos.

Para colaborar, você precisa apenas separar o óleo de cozinha usado em garrafas pet bem fechadas e levar até um dos pontos de entrega.
A cada 2 litros de óleo levados até os postos de saúde, CRAS ou Casa da Agricultura, você recebe meio litro de desinfetante (esta troca não é realizada nas escolas).

A campanha ganha força a cada ano. Desde 2016, mais de 12.900 litros de óleo já foram coletados e destinados da forma correta.

Pontos de coleta:
As escolas municipais, postos de saúde, CRAS e Casa da Agricultura contam com galões com capacidade de 50 litros de óleo de fritura.

Os alunos, pais e funcionários das escolas são orientados a trazer de suas residências o óleo de fritura usado em garrafas pet, sempre muito bem tampadas para evitar vazamento e nunca em potes de vidro ou outro recipiente.
Nas escolas há pessoas responsáveis para realizar o despejo de óleo nos galões, garantindo o manuseio correto do óleo, sem vazamentos. As garrafas pet também são imediatamente destinada para reciclagem.

Ao encher os galões, um responsável da escola comunica a empresa responsável pela coleta, para que providencie a sua retirada e substituição.