A delegação de judocas de Pariquera-Açu participou do Campeonato Paulista fase regional com 18 atletas, sendo 13 para o Regional, 4 para a Copa Cananéia e 1 para o Festival.

jUDO

Segundo o professor Edson Silva Barbosa, "os resultados foram excepcionais, pois dos 18 atletas inscritos, 17 voltaram com medalhas. Destes, 12 conseguiram a classificação para o Inter Regional". A professora Dirce Akiko Nakazawa destaca que até o momento foram registrados oficialmente na Federação Paulista de Judô 29 atletas de Pariquera-Açu.

A delegação de Pariquera-Açu é composta por atletas das categorias Sub 9, sub 11, sub 13, sub 18, Adultos e Aspirantes em uma paceria entre a Prefeitura Municipal e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), pelo projeto Cidadão do Futuro.

Os próximos desafios dos atletas são o Inter Regional, que será disputado em Santos no dia 22 de abril, além da fase final do Campeonato Paulista de Judô, em São Bernardo do Campo. As categorias sub 9, sub 15, sub 18, Adulto e Aspirante participarão de outro Campeonato Regional na cidade de Juquiá em Agosto.

Ontem (14/12) o Prefeito José Carlos esteve ma Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, onde assinou o convênio através da FEHIDRO, para a implantação da Coleta Seletiva em nosso município. O valor total do convênio é de R$234.696,00.

Outra autoridade municipal presente na assinatura, foi o vereador Milton Laureano.

8b1697e9-62d6-436a-8ed7-6038d9d076c5

Importância da coleta seletiva:

A coleta seletiva é fundamental para o desenvolvimento sustentável, principalmente devido ao aumento no consumo e geração de lixo. Este tipo de coleta evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Além disso, a separação de resíduos entre papel, metal, orgânicos e plásticos contribui para a diminuição de poluições tóxicas, que contaminamo solos e águas de rios, que trazem grandes prejuízos ao longo do tempo.

Na coleta seletiva, cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que são misturados, o processo pode se tornar mais caro ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com a sua composição.

Tipos de resíduos:

Lixo Orgânico: É resultado de descartes em residências, escolas, empresas e mesmo da natureza como, por exemplo, cascas e restos de frutas e legumes, bem como, qualquer alimento que se decomponha. É importante que o descarte desse tipo de resíduo seja feito utilizando sacos de lixo adequados e resistentes.

Resíduos Recicláveis: São resíduos reaproveitáveis, como metal, vidro, madeira, papel e plástico. É importante lavar aquilo que for de plástico, como embalagens de comida, antes de jogar fora para não atrair animais e insetos. No caso do papel ou papelão, para facilitar a coleta lembre-se de organizar papeis como jornais e desmontar as caixas, se esse for o caso. Na dúvida, verifique se existe o símbolo universal de reciclagem na embalagem.

Resíduos que necessitam de descarte especial:

Eletrônicos: Esse tipo de lixo pode conter metais pesados e não pode ser descartado diretamente no meio ambiente com riscos de contaminação do solo. O correto é procurar por empresas ou cooperativas especializadas na reciclagem deste tipo de material.

Hospitalares: Esse tipo de lixo exige tratamento diferenciado, desde a coleta, com sacos próprios para o descarte, até sua deposição final, pois podem apresentar contaminação e transmitir doenças para as pessoas que tiverem contato.

Outros exemplos de tipo de lixo: o radioativo ou nuclear, com origem em usinas nucleares; lixo da limpeza pública, os galhos de árvores, folhas, entulhos de construção.

Outros benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos: podemos destacar a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.