O Projeto Escola Amiga do Meio Ambiente volta às escolas municipais, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância de destinar corretamente os resíduos recicláveis. Assim como no ano passado, este projeto conta com duas campanhas:

- Coleta de materiais recicláveis, pilhas e baterias;

- Campanha "De olho no óleo", que arrecada óleo de cozinha.

Na campanha de coleta de materiais recicláveis, o público é instruído a separar os resíduos sólidos e a depositá-los em coletores, para que sejam destinados para a reciclagem.

Pilhas e baterias também serão coletadas, para que sejam descartadas da forma correta.

Já na campanha "De olho no óleo", alunos, pais e professores são orientados a coletar o óleo de cozinha usado em garrafas pet (bem tampadas para evitar vazamento) e levá-las às escolas participantes.

As escolas municipais urbanas participantes do projeto serão pontos de entrega voluntária (PEV):

- Escola Milcio Bazoli (Vila Maria);
- Escola Sidney C. M. Egydio (São João);
- Escola Presidente Vargas (Centro);
- Escola Moacyr Pinto Santiago (Vila Clementina)

Os materiais a serem coletados são:

- Alumínio;
- Metal;
- Papel;
- Papelão;
- Plásticos;
- Pilhas e Baterias
- Óleo de Cozinha usado.

Resultados de 2017:

Na última edição, mais de 300 crianças foram presenteadas no encerramento do projeto, que coletou mais de 9 toneladas de materiais recicláveis.
A escola vencedora foi a EMEF Professor Sidney C. M. Egydio, da Vila São João.

Preocupada com o crescimento do município a Prefeitura de Pariquera-Açu realiza ações para coibir a comercialização de lotes irregulares, bem como o parcelamento irregular. A fiscalização em todo o município foi intensificada após constatação de vendas de lotes em parcelamentos ilegais, que estão sendo comercializados principalmente pela internet.

O Departamento de Regularização Fundiária e Meio Ambiente faz um alerta para que antes de comprar qualquer área o interessado procure a Prefeitura para verificar se o imóvel possui as certidões e documentações necessárias, está isento de dívidas e se o teve a solicitação de parcelamento aprovado e registrado em cartório.

Ressaltamos que o parcelamento de solo de maneira regular deve ser realizado em aprovação com a Prefeitura e demais órgãos competentes, atendendo as legislações federais, estaduais e municipais. Após a aprovação, o parcelamento tem que ser registrado no cartório imobiliário e a execução das obras se darão segundo a respectiva aprovação.

A consulta prévia garante mais segurança ao adquirir um terreno, já que ter o projeto de parcelamento aprovado na Prefeitura é um meio de garantir a propriedade com escritura registrada e serviços de infraestrutura básica.

Campanha de Reciclagem “ESCOLA AMIGA DO MEIO AMBIENTE” iniciada em 20 de março de 2017 tendo como foco e objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância de destinar corretamente os resíduos recicláveis além de; diminuir o desperdício, reduzir o consumo de energia e a exploração dos resíduos naturais, diminuir a poluição do solo, da água e do ar e etc... destaca-se positivamente. Em apenas 5 meses da Campanha foram arrecadados 8 toneladas de resíduos recicláveis e 140 litros de óleo de cozinha usado. Todos esses resíduos foram destinados para a adequada Reciclagem.

A unidade escolar com maior quantidade de materiais recicláveis coletados receberá uma Placa “Escola Amiga do Meio Ambiente” e os alunos serão premiados com brindes diversos. A ação será desenvolvida durante o período letivo. Segue abaixo o Ranking:

A Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu, por meio dos departamentos de Educação, Esporte e Meio Ambiente, realizará uma série de eventos em comemoração à "Semana da Árvore", em parceria com o Parque Estadual da Campina do Encantado e o Programa "Meninos Ecológicos", além do apoio da UNESP e do Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua. Entre os dias 19 e 23 de setembro, diversas ações terão como objetivo, conscientizar a população da importância do plantio e preservação das árvores.

Confira abaixo a programação:

Dias 19 e 20 se setembro.

Horário: Das 9 às 12h.

Visitação de alunos da rede particular de ensino ao Parque Estadual da Campina do Encantado.

Dia 21 de setembro.

Horário: 08h:30

Leia mais:PREFEITURA DIVULGA CALENDÁRIO EM COMEMORAÇÃO À SEMANA DA ÁRVORE

Por meio de parceria com as empresas coletoras e recicladoras de óleo de cozinha, a Coleta de Óleo está ocorrendo nas escolas municipais, onde os alunos, pais e funcionários das escolas são orientados a trazerem de suas residências o óleo de fritura usado acondicionado em garrafa pet, sempre muito bem tampadas para evitar vazamento, esses óleos de fritura são destinados à reciclagem, deixando assim de contaminar o meio ambiente, pois o descarte inadequado pode contaminar os rios, lagos e águas subterrâneas, além de provocar entupimento nas instalações internas e redes de coleta de esgoto.