Ontem (14/12) o Prefeito José Carlos esteve ma Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, onde assinou o convênio através da FEHIDRO, para a implantação da Coleta Seletiva em nosso município. O valor total do convênio é de R$234.696,00.

Outra autoridade municipal presente na assinatura, foi o vereador Milton Laureano.

8b1697e9-62d6-436a-8ed7-6038d9d076c5

Importância da coleta seletiva:

A coleta seletiva é fundamental para o desenvolvimento sustentável, principalmente devido ao aumento no consumo e geração de lixo. Este tipo de coleta evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Além disso, a separação de resíduos entre papel, metal, orgânicos e plásticos contribui para a diminuição de poluições tóxicas, que contaminamo solos e águas de rios, que trazem grandes prejuízos ao longo do tempo.

Na coleta seletiva, cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que são misturados, o processo pode se tornar mais caro ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com a sua composição.

Tipos de resíduos:

Lixo Orgânico: É resultado de descartes em residências, escolas, empresas e mesmo da natureza como, por exemplo, cascas e restos de frutas e legumes, bem como, qualquer alimento que se decomponha. É importante que o descarte desse tipo de resíduo seja feito utilizando sacos de lixo adequados e resistentes.

Resíduos Recicláveis: São resíduos reaproveitáveis, como metal, vidro, madeira, papel e plástico. É importante lavar aquilo que for de plástico, como embalagens de comida, antes de jogar fora para não atrair animais e insetos. No caso do papel ou papelão, para facilitar a coleta lembre-se de organizar papeis como jornais e desmontar as caixas, se esse for o caso. Na dúvida, verifique se existe o símbolo universal de reciclagem na embalagem.

Resíduos que necessitam de descarte especial:

Eletrônicos: Esse tipo de lixo pode conter metais pesados e não pode ser descartado diretamente no meio ambiente com riscos de contaminação do solo. O correto é procurar por empresas ou cooperativas especializadas na reciclagem deste tipo de material.

Hospitalares: Esse tipo de lixo exige tratamento diferenciado, desde a coleta, com sacos próprios para o descarte, até sua deposição final, pois podem apresentar contaminação e transmitir doenças para as pessoas que tiverem contato.

Outros exemplos de tipo de lixo: o radioativo ou nuclear, com origem em usinas nucleares; lixo da limpeza pública, os galhos de árvores, folhas, entulhos de construção.

Outros benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos: podemos destacar a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.