O curso oferecido pelo SENAC foi contratado pela Prefeitura de Pariquera-Açu com a finalidade de capacitar munícipes para a elaboração e atualização do Plano Diretor de Turismo.

Plano Diretor de Turismo

(Imagem cedida pelo professor Denys Alvaro)

O que é o Plano Diretor de Turismo?

Este plano é um documento completo, que contém todas as informações do município de Pariquera-Açu, direcionadas ao turismo, como informações sobre hotéis, restaurantes, dados históricos, geográficos, pontos com potencial turístico, perfil de turistas e diversas outras informações.

Para que serve este documento?

O Plano Diretor de Turismo serve para planejar e estruturar o turismo em Pariquera-Açu com profissionalismo. Este plano serve como um guia, que ditará os caminhos a serem seguidos pelo município com relação ao turismo.

O Plano Diretor de Turismo é um dos documentos necessários para os municípios que possuem interesse em chegar ao status de MIT (Município de Interesse Turístico).

O que são os MIT's?

O Estado de São Paulo possui 70 estâncias turísticas. Com a lei complementar Nº 1.261, de 29 de abril de 2015 , foi criada uma nova classificação de municípios turísticos: Os Municípios de Interesse Turístico.

Qualquer município que atenda os critérios exigidos podem ser MIT. Porém, os 140 melhores colocados terão direito a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos administrado pelo DADE – Departamento de Apoio as Estâncias.

Quem tem acesso ao curso de Plano Diretor de Turismo?

Os alunos para este curso foram escolhidos por indicação dos membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). Entre os escolhidos estão representantes do poder público, mas em sua maioria, estão representantes da sociedade civil, de diversos segmentos.

O que é o COMTUR?

O Conselho Municipal de Turismo é um grupo composto por representantes da sociedade civil, comerciantes e poder público, onde, de forma deliberativa, se discutem pontos referentes ao turismo.

As reuniões acontecem quinzenalmente e são abertas à população. Não há vínculo político, pois o COMTUR deve ter forças para existir independente do mandato no município. COMTUR e Prefeitura devem trabalhar em parceria, buscando o bem do turismo no município.