PARIQUERA REALIZA DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS

Aconteceu ontem (26) em Pariquera-Açu a celebração do Dia Mundial de Prevenção e Combate às Drogas.

Realizado pela Prefeitura de Pariquera-Açu e pela Comissão Psicossocial do município, o evento reuniu diferentes grupos de pessoas, entre alunos da rede pública, professores e munícipes. O intuito da celebração é apresentar os problemas relacionados às drogas direta ou indiretamente e as consequências do seu uso para os adictos e para suas famílias, além de informar sobre a rede de atendimento no município.

No período da manhã, a abertura ficou por conta dos alunos do curso de violão do CRAS, que apresentaram a música “Anunciação”, de Alceu Valença, acompanhados pelo professor Rodrigão.

O Juiz de Direito, Dr. André Gomes do Nascimento abordou o tema “aspectos legais do uso de substâncias psicoativas e perspectivas para o enfrentamento das drogas no município”, em uma palestra que esclareceu diversas dúvidas levantadas pelos que acompanharam.

Uma parceria entre as divisões de Esportes e Cultura trouxe a peça de teatro “O último perdão”, que apresentou alguma das consequências do uso das drogas.

Ainda no período da manhã, foram apresentados dois vídeos com depoimentos reais de pessoas que enfrentam diariamente a vontade de utilizar drogas e com isso, emocionaram todos os presentes ao falar sobre sua luta e dificuldades.

Durante a tarde, o evento trouxe mais três vídeos. Desta vez, abordando as consequências do uso de drogas para a família dos adictos e a importância do apoio para superar os problemas.

Duas palestras foram apresentadas abordando diferentes temas. A Drª. Margareth de Matos Cardoso, diretora médica do Departamento Municipal de Saúde abordou o tema “a maconha não é tão simples assim”. Já o coordenador de enfermagem do CAPS de Registro, enfermeiro Sttefano Juan Bomfim  Merfa apresentou a palestra “uma experiência de exito”, em que mostra o caso de sucesso do CAPS no acompanhamento das pessoas que precisam de atenção psicossocial e sua inclusão na sociedade.

Duas apresentações culturais também foram apresentadas. O Grupo Folclórico Alemão “Volkstanzgruppe Edelstein” da Aceseval apresentou um pouco da sua cultura para todos os presentes.

No encerramento, o Coral do Grupo de Apoio Esperança apresentou  a música “Tocando em Frente”, do cantor Almir Sater.

O evento foi realizado com o apoio das Divisões de Esportes e Cultura de Pariquera-Açu, além do CAPS Registro, Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilácqua, Ministério Público, Departamento Regional de Saúde, Polícia Militar e Polícia Civil.

Estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito Wagner Costa; Willian Rodrigo Virginio de Souza, Diretor do Departamento de Saúde; Dr. André Gomes do Nascimento, Juiz de Direito; Sônia Morato  e Joana Sawa, representantes da Direção Regional de Assistência Social; Luzia Helena Uyeda, Diretora do Departamento de Assistência Social; Sargento PM Lúcio, Comandante da Polícia Militar em Pariquera-Açu; Daniela Santana, Diretora da Divisão de Vigilância em Saúde e Coordenadora do Programa IST-AIDS; Marli Akabane, Diretora da Divisão de Cultura e Turismo; Valter Tavares, Diretor da Divisão de Esportes e Mário José Mendes, Secretário do Rotary Club Pariquera-Açu Imigrantes.

Para ver as fotos do evento, clique aqui.