PARIQUERA REALIZA DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS

Aconteceu ontem (26) em Pariquera-Açu a celebração do Dia Mundial de Prevenção e Combate às Drogas.

Realizado pela Prefeitura de Pariquera-Açu e pela Comissão Psicossocial do município, o evento reuniu diferentes grupos de pessoas, entre alunos da rede pública, professores e munícipes. O intuito da celebração é apresentar os problemas relacionados às drogas direta ou indiretamente e as consequências do seu uso para os adictos e para suas famílias, além de informar sobre a rede de atendimento no município.

No período da manhã, a abertura ficou por conta dos alunos do curso de violão do CRAS, que apresentaram a música “Anunciação”, de Alceu Valença, acompanhados pelo professor Rodrigão.

O Juiz de Direito, Dr. André Gomes do Nascimento abordou o tema “aspectos legais do uso de substâncias psicoativas e perspectivas para o enfrentamento das drogas no município”, em uma palestra que esclareceu diversas dúvidas levantadas pelos que acompanharam.

Uma parceria entre as divisões de Esportes e Cultura trouxe a peça de teatro “O último perdão”, que apresentou alguma das consequências do uso das drogas.

Ainda no período da manhã, foram apresentados dois vídeos com depoimentos reais de pessoas que enfrentam diariamente a vontade de utilizar drogas e com isso, emocionaram todos os presentes ao falar sobre sua luta e dificuldades.

Durante a tarde, o evento trouxe mais três vídeos. Desta vez, abordando as consequências do uso de drogas para a família dos adictos e a importância do apoio para superar os problemas.

Duas palestras foram apresentadas abordando diferentes temas. A Drª. Margareth de Matos Cardoso, diretora médica do Departamento Municipal de Saúde abordou o tema “a maconha não é tão simples assim”. Já o coordenador de enfermagem do CAPS de Registro, enfermeiro Sttefano Juan Bomfim  Merfa apresentou a palestra “uma experiência de exito”, em que mostra o caso de sucesso do CAPS no acompanhamento das pessoas que precisam de atenção psicossocial e sua inclusão na sociedade.

Duas apresentações culturais também foram apresentadas. O Grupo Folclórico Alemão “Volkstanzgruppe Edelstein” da Aceseval apresentou um pouco da sua cultura para todos os presentes.

No encerramento, o Coral do Grupo de Apoio Esperança apresentou  a música “Tocando em Frente”, do cantor Almir Sater.

O evento foi realizado com o apoio das Divisões de Esportes e Cultura de Pariquera-Açu, além do CAPS Registro, Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilácqua, Ministério Público, Departamento Regional de Saúde, Polícia Militar e Polícia Civil.

Estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito Wagner Costa; Willian Rodrigo Virginio de Souza, Diretor do Departamento de Saúde; Dr. André Gomes do Nascimento, Juiz de Direito; Sônia Morato  e Joana Sawa, representantes da Direção Regional de Assistência Social; Luzia Helena Uyeda, Diretora do Departamento de Assistência Social; Sargento PM Lúcio, Comandante da Polícia Militar em Pariquera-Açu; Daniela Santana, Diretora da Divisão de Vigilância em Saúde e Coordenadora do Programa IST-AIDS; Marli Akabane, Diretora da Divisão de Cultura e Turismo; Valter Tavares, Diretor da Divisão de Esportes e Mário José Mendes, Secretário do Rotary Club Pariquera-Açu Imigrantes. 

Para ver as fotos do evento, clique aqui.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) está com inscrições para diversas oficinas, grupos de atividades físicas e serviços de proteção social básica. A maioria tem o início previsto para o começo de março.

São 305 vagas para as oficinas: Cabeleireiro (30 vagas); Informática (30 vagas); Canto/Coral (50 vagas); Inclusão Digital para idosos (20 vagas); Crochê/Patch (30 vagas); Macramê (15 vagas); Pintura (45 vagas); Acessórios Femininos (15 vagas); Violão e artes (40 vagas);  Manicure (30 vagas).

Já os grupos de atividades físicas, são 100 vagas voltadas às pessoas acima dos 40 anos: Ginástica e Dança (80 vagas) e Vôlei adaptado (20 vagas).

Os serviços da Proteção Social Básica oferecem: Serviço de Convivência e Fortalecimento de. Vínculos (SCFV) – Grupo Crescer (Crianças em situação de vulnerabilidade social); SCFV – Grupo Educativo (Adolescentes em situação de vulnerabilidade social); SCFV – Grupo de Apoio (Famílias com envolvimento com Drogadição); Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) – Grupo de Famílias (Pessoas encaminhadas pelo Conselho Tutelar); PAIF – Reunião Socioeducativa (Beneficiários de Programas Sociais); Serviço a domicílio (Pessoas com deficiências e idosos).

Para verificar a disponibilidade de vagas e horários, os interessados deverão ir até o CRAS, na Rua Romeu Monti, s/n, Centro (Prédio do CECOPA), portando RG e CPF. É necessário possuir também o Cadastro Único.
Cada inscrito poderá escolher até duas oficinas para participar.

Para mais informações, o interessado poderá entrar em contato pelo (13) 3856-4629.

A equipe de vôlei adaptado de Pariquera-Açu conquistou o segundo lugar no Circuito Vale do Ribeira.

a455d6e9-b4d7-4ab6-ad12-e68e8c5c3ad5

O torneio também contou com a participação dos times das cidades de Jacupiranga, Registro, Cajati e Sete Barras. Cada cidade participante sediou uma etapa do torneio, ao longo do ano. A primeira colocação ficou com Jacupiranga, que somou 25 pontos. Pariquera ficou em segundo lugar com 16 e, em seguida, vem Registro, com 14 pontos. 

Além da segunda colocação no torneio, Pariquera-Açu teve eleita a melhor jogadora do circuito - a atleta Cláudia Maria, escolhida pelos treinadores de todas as equipes.

O vôlei adaptado tem como treinadora a professora Mary Hatsuyo Oda e faz parte das atividades oferecidas pelo CRAS - Centro de Referência da Assisência Social - de Pariquera-Açu.

5ª FESTA JUNINA DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DE PARIQUERA-AÇU E ENTIDADES: APAE, ADEFIPA, ASSOCIAÇÃO SORRINDO PARA A VIDA E ACESEVAL.

Nos dias 28, 29 e 30 de junho e dias 01 e 02 de julho de 2017 a partir das 19h00min, ao lado do coreto na Praça da Matriz.

Haverá muita música, apresentações de dança, comidas típicas e bingo todos os dias!

Não percam!

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top